Vantagens do implante dentário: conheça 7 benefícios

Perder um dente nunca é uma situação muito boa. Imagina quando várias destas estruturas vão embora? A sorte é que a odontologia tem evoluído e hoje é possível recuperar a arcada com eficiência e rapidez. Nesse artigo vamos te mostrar as vantagens do implante dentário e alguns benefícios desta técnica que devolve não só o sorriso, mas a funcionalidade da boca e a autoestima.

O que é o implante dentário?

Você sabe o que é o implante dentário? No artigo “Implante dentário: o que é e quem pode fazercontamos um pouco sobre o procedimento. Mas basicamente ele é uma raiz artificial usada para substituir a original que foi perdida, extraída ou que sofreu algum tipo de malformação.

O implante é feito de titânio, material biocompatível, sendo aceito e assimilado pelo organismo de maneira natural, sem apresentar reação ou rejeição ao material. O mecanismo pode ser encaixado ou parafusado no osso maxilar, abaixo da gengiva. Depois disso, ele recebe a prótese dentária, um substituto artificial semelhante ao dente original que foi perdido. Mais quais são as vantagens do implante dentário?

Continue a leitura e descubra.

7 vantagens do implante dentário

Muito mais do que recuperar a autoestima do paciente, as vantagens do implante dentário passam pela recuperação da mastigação até na melhora da fala. Confira agora 7 benefícios deste procedimento.

1 – O implante dentário melhora a mastigação

O restabelecimento da mastigação talvez seja a principal vantagem do implante dentário. O procedimento devolve ao paciente a capacidade de utilizar todos os dentes e movimentar toda a mandíbula para se alimentar. A eficiência dos dentes de titânio é muito semelhante à dos dentes naturais o que deixa o ato de comer ainda mais confortável e eficaz. Desse jeito o alimento é ingerido corretamente, sem sobrecarregar nenhum músculo, nem danificar nenhuma outra estrutura da boca.

2 – A técnica é segura e praticamente indolor

A odontologia evoluiu e hoje em dia colocar implantes dentários não significa sofrimento. A técnica é praticamente indolor e é feita sob anestesia local garantindo mais conforto ao paciente. Além disso, o procedimento é realizado no tecido ósseo, uma região da boca onde há poucos nervos e consequentemente onde sente-se menos dor. Para completar, a cirurgia para o implante dentário é bem segura e o pós-operatório é tranquilo, sendo necessário apenas o uso de antibióticos e remédios para dor.

3 – O implante dentário tem altas taxas de sucesso e durabilidade

Além de ser uma técnica segura, o implante dentário tem uma taxa muito alta de sucesso: cerca de 98% dos procedimentos são bem sucedidos. O fracasso do tratamento se deve em muito à falta de higiene adequada do paciente. Para completar, o implante dentário tem alta durabilidade. O procedimento pode durar por toda a vida desde que realizado por profissionais qualificados e que o paciente siga todas as instruções e cuidados recomendados pelo Cirurgião Dentista.

4 – O procedimento tem recuperação rápida e preserva a estrutura óssea

A recuperação após o implante dentário é bem rápida. Depois do procedimento, o paciente pode voltar às suas atividades diárias em pouco tempo. As tarefas que demandam um esforço físico maior podem precisar ser interrompidas, mas essa será uma decisão feita pelo Cirurgião Dentista.

Uma das grandes vantagens do implante dentário é a preservação da estrutura óssea. Desse jeito os dentes naturais que ainda restam na boca não têm a sua morfologia alterada. Além disso, a estrutura óssea não sofre dano, o que garante que ela não se atrofie, evitando também outros problemas bucais.

5 – O procedimento garante a estabilidade da arcada

As próteses utilizadas nos implantes dentários garantem a estabilidade da arcada. Quando perdemos um ou mais dentes a firmeza dos mesmos também vai embora. Essa instabilidade pode gerar defeitos tanto estéticos quanto funcionais e fisiológicos. O implante dentário funciona como uma raiz natural, permitindo que a arcada se estabilize e que os dentes naturais não sofram alterações.

6 – A técnica melhora a fala e a comunicação do paciente

A falta de dentes na boca pode atrapalhar a fala e a fonética das palavras. Também há casos em que as próteses removíveis – as dentaduras – dificultam a pronuncia das palavras – podendo inclusive sair do lugar. Uma das vantagens do implante dentário é a segurança que o paciente ganha para falar em público e, claro, de se fazer compreender.

Com a arcada completa novamente, ele consegue pronunciar as palavras com mais clareza, sem problemas fonéticos, adquirindo mais liberdade para falar e conhecer novas pessoas.

7 – O implante dentário melhora a estética da boca  

A última vantagem do implante dentário que vamos listar hoje é a melhora da estética da boca. Além de todos os itens anteriores, a transformação da aparência do rosto, principalmente dos dentes e da boca, fazem toda a diferença quando o assunto é este procedimento. O implante dentário não devolve apenas toda a funcionalidade dos dentes. Ele devolve o sorriso, a alegria de viver e a autoestima!

Se você quer saber mais detalhes sobre o implante dentário e conhecer os tipos e técnicas disponíveis, acesse o nosso e-book exclusivo. Nele você vai ter todas estas informações em mãos de maneira fácil, prática e rápida. Clique aqui e faça o seu download.

Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Atuamos há mais de 35 anos oferecendo serviço de qualidade na área da odontologia para Belo Horizonte e região. Entre em contato e marque a sua consulta:

Telefone

(31) 3271- 2188

(31) 99687-9946

Endereço

Rua Carijós, 150 – 2º andar

Centro – BH/MG

Deixe um comentário