Tipos de implantes dentários: conheça as opções

Perder um ou mais dentes é uma experiência muito traumática, mas a Odontologia oferece cada vez mais opções eficientes e seguras para esse problema. Um exemplo disso são os implantes dentários. No artigo “Implante dentário: o que é e quem pode fazernós explicamos o que é essa técnica. Além disso, também contamos como ela pode devolver o sorriso e a autoestima de quem, por algum motivo, acabou perdendo a dentição. Mas você conhece os tipos de implantes dentários disponíveis no mercado?

É isso que vamos te contar neste artigo. Então continue a leitura e descubra.

Conheça os tipos de implantes dentários

Existem diferentes formas, tamanhos, superfícies e plataformas protéticas nos tipos de implantes dentários. Porém, isso não impede que nenhum tratamento tenha mais sucesso do que o outro. No entanto, é importante que o profissional especialista adeque a escolha do implante para cada necessidade de tratamento.

1 – Implantes realizados no momento de extração dentária

Também chamado de implante imediato, esse tipo de tratamento é cada vez mais utilizado. Estudos mostram que colocar um implante no momento da extração acelera o tempo do procedimento evitando, então, a perda das estruturas remanescentes de suporte – como o osso e a gengiva. Portanto essa técnica acaba favorecendo a estética do paciente e minimizando a quantidade de intervenções cirúrgicas.

2 – Prótese total fixa sobre implantes

A prótese total fixa é mais um dos tipos de implantes dentários. Essa técnica consiste na introdução de 4, 5 ou 6 implantes no osso maxilar na região onde será colocada a prótese total para a sua fixação. Ela é parafusada ou cimentada, deixando assim os novos dentes totalmente seguros. É por isso que nessa modalidade apenas o dentista pode retirar a prótese.

3 – Prótese total removível sobre implantes (implanto retida)

Já a prótese total removível é uma modalidade realizada com 2 a 4 implantes. Porém, a principal diferença deste para os outros tipos de implantes dentários é que ele tem um sistema de conexão que permite ao paciente retirá-lo. Ou seja, a pessoa pode tirar a prótese para dormir ou quando sentir algum incômodo. É por isso que esse implante também é chamado de prótese implanto retida (ex: overdenture).

Entre tantos tipos de implantes dentários qual é a vantagem de optar pela prótese?

Bom, essa é uma pergunta válida e que pode ser bem comum. Além de serem uma opção para repor os dentes perdidos, os implantes dentários possuem ótimo resultado estético e funcional. Para aqueles pacientes que perderam todos os dentes, a técnica permite uma reabilitação completa, devolvendo todas as funções da boca. É por isso que o implante também favorece a manutenção dos ossos alveolares remanescentes.

Para o caso de reabilitações parciais, ao contrário da ponte fixa dentária, os tipos de implantes dentários não desgastam os dentes naturais. Desse jeito eles são aliviados da sobrecarga mastigatória, trazendo maior longevidade aos dentes e estruturas de suporte, assim como ossos e gengivas remanescentes.

Quer saber mais detalhes sobre os tipos de implantes dentários? Então acesse o nosso e-book. Nele você vai ter todas estas informações em mãos de maneira fácil, prática e rápida. Clique aqui e faça o download.

Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Atuamos há mais de 35 anos oferecendo serviços de qualidade na área da Odontologia para Belo Horizonte e região. Entre em contato e marque a sua consulta:

Telefone

(31) 3271- 2188

(31) 99687-9946

Endereço

Rua Carijós, 150 – 2º andar

Centro – BH/MG

2 comentários em “Tipos de implantes dentários: conheça as opções”

Deixe um comentário