Tipos de Clareamento Dental: saiba o mais indicado para você

Quer deixar os seus dentes com aspecto mais branco, mas não sabe qual o tipo de clareamento mais indicado? Saiba quais são os tratamentos mais efetivos para clarear manchas escuras e amareladas e deixar seus dentes esteticamente mais bonitos.

Tipos de Clareamento Dental

Ter os dentes branquinhos é o sonho de muitas pessoas, mas para aliar beleza à saúde bucal, é necessário a supervisão de um dentista para acompanhar o tratamento de clareamento dental. Isso porque, as substâncias usadas no processo podem ser agressivas e acabar prejudicando os dentes se não usadas da forma correta! Confira os tipos mais conhecidos de clareamentos:

  • Laser
  • Clareamento Interno
  • Luz Ultravioleta
  • Convencional (feito no consultório)
  • Caseiro
Tipos de clareamento dental
O clareamento é uma excelente alternativa para quem quer ter dentes brancos e um sorriso incrível de maneira rápida e eficaz

Clareamento a Laser

Esse é um dos tipos de clareamento mais conhecidos e realizados. Essa técnica utiliza géis clareadores em concentrações mais elevadas (peróxido de hidrogênio ou carbamida), aplicados sobre os dentes após o isolamento completo de gengivas e lábios. Neste tipo de clareamento dental a função do laser é tornar o procedimento mais rápido, diminuindo o número de sessões.

clareamento dental a laser
Essa técnica exige o uso de gel clareador de altíssima concentração, sendo mais indicado para casos de urgência estética

Clareamento interno

Esse tipo de clareamento é geralmente indicado para pacientes que passaram por tratamento de canal ou trauma que provocou o escurecimento do dente. Por estes motivos, pode ser que a cor de um ou mais dos seus dentes tenha alterado para um tom mais escuro, nesse caso uma das melhores opções é clarear o dente por dentro.

A técnica é feita através de uma abertura na parte de trás do dente, para ser acessado o local onde foi tratado o canal, e o material para clareamento é aplicado. A partir daí, o dentista pode utilizar o material durante alguns dias até recuperar a sua cor.

Luz Ultravioleta

O clareamento dental feito apenas com a aplicação de luz violeta se mostrou tão eficaz quanto os métodos já conhecidos. Isso porque, quando a luz é aplicada nos dentes, ela excita o gel, que libera substâncias responsáveis por quebrar os pigmentos que mantêm os dentes com aquele aspecto amarelado. No entanto, esse tipo de clareamento – obrigatoriamente – deve ser feito no consultório com a supervisão do dentista. A eficácia desse procedimento é semelhante ao clareamento a laser.

Convencional (feito no consultório)

A técnica mais simples entre os tipos de clareamento dental é também a que traz os resultados clareadores mais efetivos. E com a vantagem adicional de ser mais segura aos dentes. O tempo das sessões de aplicação do gel clareador são mais demoradas em comparação com as técnicas otimizadas por luz (led ou laser). A duração do tratamento pode variar de 1 a 4 sessões, com 1h30 de tempo investido em cada consulta.

Clareamento Caseiro

Nesse tratamento, o gel clareador é aplicado por você mesmo, em sua casa, utilizando uma moldeira flexível e transparente feita sob medida para a sua boca. Mas não se engane! Mesmo o paciente tendo mais autonomia nesse tipo de clareamento ele NÃO dispensa a observação do dentista no consultório, muito pelo contrário. O profissional vai analisar os resultados e as condições de saúde do esmalte e da gengiva, identificando se é necessário aumentar ou reduzir a concentração do gel clareador.

Se identificou? Na Clicenter nós temos dentistas especializados em clareamento dental para tratar as fases de cada tipo de mancha no dente.

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte


Deixe um comentário