Quais são os tipos de aparelho ortodôntico?

O sorriso é nosso principal cartão de visitas. E dentes bonitos, limpos e bem alinhados deixam uma ótima impressão e também garantem a saúde bucal. O uso de aparelho pode auxiliar na melhora estética e funcional da boca. Isso é feito graças ao Ortodontista e suas diversas técnicas de correção do sorriso. Mas você sabe quais são os tipos de aparelho ortodôntico disponíveis no mercado?

Neste artigo vamos te contar sobre todas as possibilidades para transformar o seu sorriso, a sua autoestima e, claro, melhorar a funcionalidade dos dentes.  

Conheça os tipos de aparelho ortodôntico

Aparelho fixo metálico

O aparelho fixo metálico é o tipo mais comum e tradicional. Ele é composto por bandas, fios e braquetes. Para arrematar e segurar essas estruturas são utilizadas borrachinhas coloridas e transparentes. Elas são trocadas a cada manutenção e deixam a estética do aparelho um pouco melhor. O tratamento para correção dos dentes é feito graças a pressão exercida nos fios. Essa força faz com que os dentes se movam até chegarem ao alinhamento proposto pelo Ortodontista.

Vantagens:

  • Mais barato que os outros aparelhos;
  • Mais resistente.

Aparelho fixo estético

O aparelho fixo estético tem a mesma funcionalidade e modo de correção que o tradicional. A diferença está nos materiais utilizados para que haja ganho estético. Eles podem ser produzidos de policarbonato, cerâmica, safira ou porcelana. Por serem transparentes, deixam o sorriso mais natural e são uma ótima opção para os pacientes que buscam um tratamento mais discreto.

Vantagens

  • Deixa o sorriso mais bonito;
  • Braquetes são transparentes;
  • Mais discreto que o aparelho metálico.

Aparelho alinhador

O aparelho alinhador é mais usado em tratamentos estéticos. Ele é recomendado para pacientes que precisam de uma correção menor e mais leve dos dentes. Os alinhadores são produzidos com acetato ou silicone e são móveis, sendo portanto mais confortáveis. Além disso, eles são ótimas opções para quem não pode usar o aparelho fixo tradicional, seja por rejeição ou alergia ao níquel.

Vantagens

  • Facilidade para manter a higiene dos dentes;
  • Transparente e discreto;
  • Menos invasivo;
  • Pode ser removido para alimentação.

Aparelho móvel

O aparelho móvel é mais usado em crianças e tem como função manter os dentes na posição correta. A técnica também é indicada após a retirada do aparelho fixo, sendo necessária para manter o alinhamento e evitar que o tratamento seja perdido.

Vantagens

  • É móvel, ou seja, pode ser removido;
  • Corrige problemas funcionais da boca, principalmente em crianças;
  • É feito de acordo com a arcada dentária do paciente.

O tempo de uso de cada tipo de aparelho ortodôntico varia de acordo com a pessoa e o tratamento. Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Atuamos há mais de 35 anos oferecendo serviços de qualidade na área da odontologia para Belo Horizonte e região. Entre em contato e marque a sua consulta:

Telefone

(31) 3271- 2188

(31) 99687-9946

Endereço

Rua Carijós, 150 – 2º andar

Centro – BH/MG

Deixe um comentário