Sensibilidade nos dentes: o que pode ser?

Aquela dorzinha aguda ao ingerir um alimento gelado ou quente bateu? A sensibilidade nos dentes incomoda, mas você sabe o que ela pode estar escondendo? Fique atento às principais causas dos famosos “dentes sensíveis”.

O que causa a sensibilidade nos dentes?

Cáries dentárias e dentes fraturados podem causar sensibilidade. Mas se seu dentista descartou esses problemas, esmalte dental desgastado, dente fissurado ou uma raiz exposta podem ser a causa. A boa notícia é que muitas vezes as causas podem ser mais fáceis de corrigir do que você imagina, fique atento:

  • Escovação com força exagerada
  • Falta de higiene bucal diária
  • Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos
sensibilidade nos dentes
Preste atenção na sua dieta. Se você consome alimentos e bebidas ácidas, picantes ou doces em excesso e com frequência, isso pode estar danificando o esmalte dentário

No entanto, as causas podem ser mais profundas e prejudicar a estrutura física do dente, a causa mais comum entre a população jovem e idosa é a retração gengival:

Retração da gengiva

Você pode ter percebido que suas gengivas estão se afastando dos dentes. Isso significa que elas estão se retraindo, expondo partes sensíveis que ficam na raiz do dente. Os problemas de gengiva ou a escovação agressiva podem ser as causas desse problema. Também se calcula que uma em cada três pessoas com mais de 30 anos apresenta pelo menos dois dentes com o problema. 

  • Uso de aparelho ortodôntico: o uso prolongado do aparelho pode causar ou agravar o problema. Isso por muitas razões, uma delas é que muitas pessoas deixam de lado a higiene bucal nesse período, por ela ser um pouco mais dificultada nesse tratamento. Por isso, escovas dentais adequadas são essenciais nesse período.

Tratamento

A higiene bucal é a chave mais importante para evitar que a gengiva se retraia e exponha o dente mais que o necessário. Prestar atenção na sua gengiva e nos hábitos diários de escovação, como escovar com cuidado e não mais que as três vezes recomendadas pelos dentistas.

É importante saber que dentes sensíveis podem ser tratados. Seu dentista pode recomendar uma avaliação mais profunda para averiguar a origem da sensibilidade através de um exame de Raio-X. 

Não espere sentir dores fortes para procurar ajuda!

Se identificou? Na Clicenter nós temos cirurgiões plásticos especializados neste procedimento estético. Melhore sua autoestima!

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte


Deixe um comentário