Quais os tipos de aparelhos ortodônticos e qual o mais indicado para você?

Eles vão muito além da correção dos dentes pra fins estéticos. Os aparelhos ortodônticos resolvem problemas relacionados à mastigação, respiração e até mesmo a fala. Por isso, é importante saber os tipos existentes e qual o mais indicado para o seu caso. Vamos lá?

tipos de aparelhos ortodônticos

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos do mercado?

Engana-se quem acha que existem apenas os tipos fixo e móveis. Hoje em dia, com a evolução da ortodontia são muitas as variedades de aparelhos para diversos tipos de correção.

  • Aparelho fixo: esse tipo de aparelho é utilizado para promover o alinhamento dos dentes, o que é feito por meio de força mecânica para movimentá-los, colocando-os no lugar. Esse tipo requer um maior cuidado do paciente, devendo ser utilizado fio dental e uma escova interdental para evitar o acúmulo de comida e a formação de placas bacterianas. Caso o aparelho fixo seja a opção definida pelo seu dentista, a manutenção deve ser feita mensalmente para o melhor resultado.
  • Aparelho fixo estético: sua única diferença para o aparelho fixo comum, é que no caso do estético, ele é constituído por fios e braquetes (quadradinhos que ficam à frente dos dentes no aparelho), mais discretos. Pra quem tem mais preocupação estética, esse é um dos modelos mais indicados, pois com  o material mais transparente, como porcelana ou safira, ele fica mais “bonito” e menos aparente que o aparelho fixo convencional. 

O seu preço também é mais elevado. Os que contêm os quadradinhos de porcelana são igualmente resistentes e possuem o preço mais acessível que o de safira, que é ainda mais transparente, ficando praticamente invisível junto do dente.

  • Aparelho lingual:esse aparelho tem a mesma finalidade do aparelho fixo: promover o alinhamento dos dentes. No entanto, nele, os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua e sendo considerados invisíveis. Mas fique atento, a higienização desse tipo de aparelho é mais complexa, por isso não é indicado para todos, apenas para pessoas que praticam esportes de alto impacto, por exemplo, futebol e luta. Isso porque ele diminui os riscos de lesão no caso do atleta receber uma pancada.
aparelho lingual
O ortodontista é quem, por meio do estudo do caso, determina o tipo de aparelho mais indicado para promover o tratamento que resultará na melhoria estética e funcional
  • Aparelho móvel: é indicado para crianças de até doze anos que possuem ou não a dentição definitiva. Esse tipo é utilizado com o objetivo de estimular alterações na estrutura óssea e manter os dentes na posição correta, sendo também indicado o seu uso após retirar o aparelho fixo, como contenção, para impedir que os dentes voltem para a posição inicial. 
  • Aparelho extensor de palatino: pouco conhecido pela maioria das pessoas, esse aparelho ortodôntico promove o aumento da largura do palato – céu da boca – sendo indicado para crianças que possuem a mordida cruzada, e em alguns casos para adultos. No entanto, a mordida cruzada em adultos é normalmente corrigida por meio de cirurgia.

Cuidados após a colocação do aparelho

Independente do modelo determinado pelo dentista em conjunto com o paciente, é necessário um apego maior à higienização e cuidados bucais. Por isso, fique atento às dicas da Clicenter para os cuidados ideais:

  • Além do uso diário do fio dental, investir em uma escova interdental pode facilitar a limpeza entre os dentes ou qualquer outro local da boca que seja de difícil acesso e que represente um local favorável à formação de placas bacterianas;
  • Evite alimentos duros, pegajosos ou grandes, pois eles podem danificar o aparelho. No caso dos alimentos pegajosos, como chiclete ou caramelo, por exemplo, a dica é parar de consumi-los, pois eles podem ficar grudado nos dentes e favorecer a formação de placas na região.

Se identificou? Na Clicenter nós temos cirurgiões plásticos especializados neste procedimento estético. Melhore sua autoestima!

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte!



Deixe um comentário