As consultas – geralmente semanais – para a manutenção do aparelho ortodôntico devem ser cumpridas à risca. Isso porque essa parte acelera a recolocação dos dentes, sendo de extrema importância para o sucesso do tratamento.
Por isso, se você está lendo esse post: nem pense em desmarcar o dentista!
O que o dentista faz na manutenção do aparelho?
Seja do tipo fixo ou móvel, o aparelho só funciona à base de ajustes. Após identificado pelo dentista todos os problemas que devem ser corrigidos nos dentes do paciente, o ortodontista monta um aparelho sob medida, que vai sendo ajustado de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada. Isso acontece, na maioria dos casos, a cada semana.
Os problemas que podem ser corrigidos com o uso do aparelho, são:
- Mordida aberta, profunda ou cruzada – Espaço entre os dentes superiores e inferiores, dentes superiores que cobrem excessivamente os inferiores, e arcada superior ou inferior que fecham ao contrário do correto.
- Dentes tortos e/ou encavalados – Alteração no posicionamento dos dentes causando desarmonia facial, baixa autoestima e atrapalhando a higiene.
- Espaço entre os dentes – Conhecida também como diastema, o espaço entre os dentes pode ser rapidamente corrigido com o uso do aparelho ortodôntico.
Bruxismo e desgaste dos dentes – Embora o tratamento com dispositivo noturno seja o mai indicado para o tratamento do bruxismo, a consulta com o Ortodontista é de extrema importância para avaliar corretamente as causas e tratamentos dos problemas citados.

Quais são os passos da manutenção?
- O primeiro passo consiste na ativação – ou “apertar” – do arco (o fio que passa nos braquetes) para que estimule o alinhamento dos dentes.
- Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem.
- Em média, esse fio tem ação por 30 dias. Por isso, uma vez por mês a manutenção do aparelho deve ser feita.
- Para a manutenção do aparelho, há a troca do arco ou é dada uma ativação no mesmo arco. Além disso, a cada mês, a cada fase do tratamento, são inseridos ou trocados acessórios como: elásticos, molas e ganchos.
- O tempo de idas ao dentista vai variar de caso para caso.
Dói?
A dor durante a manutenção vai depender da força empregada pelo dentista para a correção dos dentes. Uma outra dica é ter em mente que esse procedimento vai ser bom para você! O psicológico pode afetar muito nesse momento. Por isso, pense que essas consultas serão algo positivo para o tratamento ortodôntico. Pense que o resultado estético vai valer a pena. Assim, você vai ficar mais tranquilo(a) na hora de ir ao consultório.
Por que não posso faltar?
O tempo das visitas indicado pelo seu dentista deve ser respeitado durante o tratamento. Ele precisa fazer os ajustes necessários para que o aparelho faça seu trabalho corretamente, e a espera muito longa entre essa verificação pode resultar no prolongamento do uso do aparelho. Além de tudo, a manutenção do aparelho também é importante para seu dentista ver a cada semana se os hábitos de higiene estão sendo preservados. Por isso, não adie. Aproveite o tempo com seu dentista para tirar dúvidas, fazer procedimentos se necessário como limpeza, por exemplo.
Se identificou? Na Clicenter nós temos Ortodondistas especializados na colocação, manutenção e conclusão do tratamento ortodôntico.
Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte