O que é retração gengival: causas e tratamento

Pode doer e também ser esteticamente incômodo, mas saiba que a retração gengival tem tratamento e é um mal que pode estar acontecendo com você neste momento. Quer saber suas características, causas e tratamento? Acompanhe com a Clicenter.

O que é retração gengival

A retração gengival, também conhecida por recessão gengival ou gengiva retraída, acontece quando existe uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode acontecer apenas em um dente ou em vários ao mesmo tempo. O problema da retração surge lentamente, mas piora ao longo do tempo, sendo que, se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, poderá ter consequências graves, podendo provocar uma infecção ou mesmo levar à perda do dente e à danificação do osso e do tecido do maxilar. Mas porquê isso acontece?

Retração gengival acontece quando o tecido da gengiva deixa parte da raiz dentária exposta

Causas

  • Bruxismo: você costuma acordar com dor de cabeça? Já comentaram sobre você ranger os dentes durante a noite? Saiba que este hábito pode ser a causa de muitos outros problemas bucais além da retração gengival, desta forma, informe seu dentista imediatamente se você desconfia que está rangendo seus dentes. O bruxismo pode ser tratado de forma fácil e indolor com o uso de uma placa, dentre outras opções.
  • Força exagerada na escovação ou na hora de passar o fio dental: nunca use uma escova de dentes que não seja macia. Seja gentil com seus dentes, e lembre-se que cuidar deles não deve ser algo doloroso. Se você sente dor ou percebe sangramento na hora da escovação, fique atento! Isso não é algo normal.
  • Dentes tortos ou mal posicionados: dentes desalinhados também podem causar problemas de retração da gengiva. Por isso, não permaneça com os dentes desalinhados. A Ortodontia da Clicenter pode te ajudar a melhorar o posicionamento dos seus dentes, melhorando-os esteticamente e estruturalmente.
  • Genética: você sabia que as características de sua gengiva também são determinadas pela genética, assim como o resto do seu corpo? Dessa forma, se um ou ambos os pais têm retração de gengiva, você possui maior risco de desenvolver a condição.
  • Trauma na gengiva: o tecido gengival é muito sensível. Por isso, ele pode recuar quando sofre algum ferimento traumático.
  • Má saúde bucal: falta de cuidados adequados, a recessão gengival pode ser resultado da doença periodontal.
mulher com retração gengival olhando os dentes no espelho
Observe sua gengiva, a retração acontece de forma lenta e gradual

Tratamento

Dependendo da causa e do estágio da retração gengival, você pode ter que se submeter ao tratamento cirúrgico. Este procedimento será feito por seu periodontista e é chamado de enxerto de gengiva. No entanto, na maioria dos casos, se o problema é resolvido em seu início, o tratamento é mais simples.

Assim que seu dentista avaliar a verdadeira causa da sua retração gengival, ele vai te orientar da melhor forma. Talvez você terá que:

  •  Reavaliar seus hábitos de uso do fio dental, 
  •  Usar uma placa de mordida 
  •  Mudar a escova de dente conforme a orientação do profissional

Caso precise de uma intervenção moderada, o periodontista poderá indicar:

  • Limpeza mais profunda, chamada de raspagem e polimento radicular. Esta é frequentemente a solução quando a retração de gengiva é causada pela periodontite. 

Se identificou? Na Clicenter nós temos dentistas especializados em tratar a retração gengival. Livre-se desse problema!

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte



Deixe um comentário