O que é lente de contato dental? Dicas e vantagens

Muito popular entre famosos, as lentes de contato também passaram a embelezar as bocas de anônimos pelo país. Mas o que é lente de contato dental? Essas finas lâminas vieram para revolucionar o sorriso e transformar a autoestima das pessoas. 

O que é lente de contato dental?

Você já deve ter reparado como as celebridades estão cada dia com o sorriso mais bonito, né? Então, isso se deve em muitos casos ao uso das lentes de contato. Mas fica aquela pergunta: afinal, o que é lente de contato dental?

O que é lente de contato dental

Estes dispositivos são feitos a partir de lâminas muito finas – com espessuras entre 0,2 mm a 0,4 mm. Assim sendo, pode ser uma lente de cerâmica ou lente de porcelana e normalmente são moldadas por uma impressora 3D.

A lente de contato dental é indicada para corrigir pequenos problemas: 

  • O excesso de espaços entre os dentes da frente;
  • Manchas escuras nos dentes que não saem após o clareamento dental;
  • Pequenas fraturas dentais;
  • Irregularidades de alinhamento dos dentes.
antes e depois da lente de contato dental

Antes de contarmos mais sobre o que são lentes de contato dentais, é importante pontuar que estas estruturas são uma evolução tecnológica das facetas de porcelana utilizadas anteriormente. Por outro lado, a diferença é que elas entregam um resultado estético mais bonito e natural. Do mesmo modo, a aplicação das lentes de contato dentais é muito menos invasiva e o material é mais resistente ao desgaste natural dos dentes. 

Como é aplicada a lente de contato no dente? 

Agora que você já sabe o que são lentes de contato dentais provavelmente ficou aquela pergunta: como elas são aplicadas nos dentes? Continue a leitura e confira as etapas de colocação destas estruturas: 

1ª etapa: planejamento 

Antes de colocar as lentes de contato é preciso, claro, passar por uma avaliação com o Cirurgião Dentista. Portanto, é nesta etapa que o profissional irá conhecer as insatisfações e desejos do paciente. Logo depois disso é a hora de analisar a arcada dentária e pedir exames de radiografia para verificar mais profundamente os dentes. Só assim é possível descobrir quais estruturas podem receber as lentes de contato ou se todo o sorriso pode ser beneficiado.

aplicacao da lente de contato dental

2ª etapa: moldagem da arcada 

Posteriormente vem o segundo momento: o da moldagem da arcada dentária. Nesta etapa o dentista usa a tecnologia para deixar o sorriso mais bonito. Um exemplo disso é o sistema cad-cam. Em síntese, ele consiste em um escaneamento dos dentes para a fabricação de lentes de contato com o auxílio de uma fresadora 3D. 

A grande vantagem desse método é a sua precisão. Esse sistema é capaz de produzir lâminas perfeitas, garantindo melhor adaptação do paciente à lente de contato.

sistema cad-cam lentes de contato dentais

3ª etapa: colocação das lentes 

Assim que as lentes ficam prontas é hora de finalmente colocá-las nos dentes. Para isso é preciso que eles passem por toda uma preparação. 

Neste momento os dentes são limpos, polidos e “riscados”. Só então a cola é aplicada e as lentes são colocadas sobre os dentes. Dessa forma, para finalizar, é aplicado um feixe de luz que ativa os produtos químicos da cola fazendo com que ela endureça e seque rapidamente. 

o que são lentes de contato dentais

Ficou bem mais fácil entender todo esse processo agora que você já sabe o que são as lentes de contato dentais, né? Todo o procedimento pode ser ainda mais simples quando a tecnologia é uma aliada do processo. A melhor parte é que a Clicenter trabalha com o sistema cad-cam e em um dia você já pode ficar com o sorriso lindo, harmônico e maravilhoso!

Logo, que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte.

agendar avaliação com dentista em BH
Agendar avaliação com dentista em BH

E como cuidar das lentes de contato dentais?

como cuidar das lentes de contato dentais

A lente de contato dental tem longa durabilidade e podem resistir por até 20 anos. Para que isso aconteça é importante saber como cuidar delas. A boa notícia é que conservá-las por mais tempo não é tão difícil assim. Basta apenas alguns pequenos hábitos diários. 

Antes de te falarmos quais são esses cuidados, que tal conferir os outros artigos sobre lentes de contato dentais que já escrevemos? 

BLOG: Lentes de contato dentais: conheça as vantagens do método

Muito mais do que proteger as facetas das lentes de contato, essas dicas também ajudarão a preservar o esmalte dos dentes. Dessa forma, você vai evitar problemas e doenças bucais.

Evite alimentos e bebidas com pigmentação escura 

Uma das principais dicas para cuidar da lente de contato dental é evitar alimentos e bebidas que possam manchar os dentes. A princípio, um exemplo disso são os vinhos tintos, os cafés e os produtos muito pigmentados, como açaí e molho de tomate. Se não der para evitar, o segredo é sempre enxaguar a boca depois de consumir esses itens e escovar os dentes quando possível.

alimentos e bebidas com pigmentação escura

Evite alimentos duros e que possam danificar ou quebrar as lentes de contato 

Assim como os alimentos com pigmentação escura podem manchar as lentes de contato, produtos muito duros podem quebrar e lascar as facetas. Por isso evite estes itens. Se for consumi-los, tente cortá-los antes. Assim você diminui o impacto desses alimentos com os seus dentes e também nas lentes de contato.

alimentos duros que danificam os dentes

Parar de roer unhas

Se você tem o hábito de roer unhas, morder tampas de canetas ou abrir embalagens com a boca já deveria ter parado com isso faz tempo. Mas se você precisa de um empurrãozinho a mais para fazer isso acontecer, saiba que que evitar essas práticas ajuda – em muito – a cuidar das lentes de contato dentais. Enfim, todas essas ações podem estragar, riscar, arranhar e até quebrar as facetas.

roer unhas prejudica os dentes

Se você tem bruxismo faça uma nova placa 

Se você já foi diagnosticado com bruxismo e já faz uso de uma placa de tratamento, não tente ajustar a antiga aos dentes que receberam as lentes de contato. Como os formatos e o tamanho dos dentes sofrem alterações, a placa também precisa passar por mudanças. Por isso é essencial produzir um novo dispositivo para que ele fique bem encaixado e para que as lentes não sofram desgastes.

placa para bruxismo

Redobre os cuidados com a higiene bucal 

É importante lembrar que nenhum procedimento estético é duradouro se não houver atenção e cuidado com a higiene bucal. Portanto, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental é imprescindível para manter a saúde bucal e a durabilidade da lente de contato dental.

higiene bucal

Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Somos especialistas em procedimentos estéticos. Você pode dar um up em seu sorriso com lentes de contato em Belo Horizonte de forma fácil. Entre em contato e marque a sua consulta, nossa clínica fica no centro de BH e é bem fácil chegar:

Telefone
(31) 3271- 2188
(31) 99687-9946

Endereço
Rua Carijós, 150 – 2º andar
Centro – BH/MG

Deixe um comentário