Mancha escura na raiz do dente: causas e tratamento

Elas podem ser amareladas, acinzentadas e até mesmo em tom esverdeado. O que fazer quando a mancha escura acomete o dente? Na maioria das vezes elas podem significar alerta para problemas mais sérios, que vão desde cáries à doenças que comprometem a polpa e raiz do dente.

Mancha escura na raiz do dente

As manchas no dente podem ser de duas naturezas: intrínsecas e extrínsecas. As manchas intrínsecas, que são aquelas na parte de dentro do dente, ocorrem devido a situações orgânicas. Os fatores que provocam essas condições podem decorrer de medicamentos usados no tratamento de canal, ou também de pigmentos da decomposição do sangue. Essa situação ocorre quando acontece um derramamento dele dentro do dente por traumas, batidas e fraturas dentárias.

Já as manchas de origem extrínsecas, na parte externa do dente,  podem ocorrer por causas mais variadas, tais como:

  • Cigarro
  • Uso prolongado de aparelho fixo
  • Cárie
  • Bebidas pigmentadas, como o café, por exemplo.

As manchas extrínsecas são causadas pelo acúmulo de substâncias com corantes nas superfícies do esmalte dos dentes. Devido a sua alta concentração de acidez, bebidas como café, chá preto e refrigerantes podem alterar a pigmentação do dente.O tratamento para remoção da pigmentação é feito através de limpeza no consultório do dentista. No entanto, hábitos como reforçar a higiene bucal logo depois de ingerir esses alimentos, como um simples bochecho com água pode ajudar a evitar que os corantes ou a acidez fiquem na boca.

dente com mancha escura de cárie ilustração
As cáries também podem escurecer o dente se não tratadas.

Sintomas

Quando as manchas no dente vêm acompanhadas de doenças como a cárie, por exemplo, elas podem apresentar sintomas como dor e sensibilidade. Por isso, é importante dar atenção a alguns sinais comuns de que você deve procurar o dentista o mais rápido possível:

  • Sensibilidade
  • Dor ao mastigar, em casos mais graves: dor pulsátil
  • Mau hálito
  • Sangramento na gengiva

Vale lembrar: nem sempre as cáries são visíveis, por isso é recomendado a cada 2 anos realizar o raio-X para verificar com mais precisão a presença de agentes escondidos.

Tratamento

O tratamento para a mancha escura na raiz do dente independente de sua forma, deverá passar primeiro pela avaliação do dentista. Ele vai fazer uma análise rigorosa para identificar a origem e o tipo da mancha. 

Após identificada, a boa notícia é que a maioria das manchas possuem solução. Em alguns casos, o dente volta a ter sua cor natural. Em outros, só será possível amenizar a tonalidade da mancha e melhorar a estética do sorriso.
Se identificou? Na Clicenter nós temos dentistas especializados para identificar e tratar as fases de cada tipo de mancha no dente.

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte



Deixe um comentário