Lentes de contato dentais: conheça as vantagens do método

Você sabe quais são as vantagens das lentes de contato dentais? A odontologia estética tem crescido bastante no Brasil. Vários procedimentos como clareamento dental, aplicação de resinas diretas e restaurações estéticas garantem um sorriso mais bonito. Para completar a cartela de técnicas estéticas existem ainda as lentes de contato dentais. Elas possibilitam desde a recuperação de funcionalidade até a correção de defeitos nos dentes.

Nesse artigo vamos te explicar o que é esse procedimento e todos os benefícios que ele pode trazer não apenas para o seu sorriso, mas para a funcionalidade dos seus dentes e para a sua autoestima.

Conheça as lentes de contato dentais

Com objetivo estético, as lentes de contato dentais são feitas a partir de finas lâminas de cerâmica ou porcelana. Elas só podem ser prescritas e colocadas por dentistas. Esse tipo de reabilitação oral é normalmente usada para corrigir:

  • O excesso de espaços entre os dentes;
  • Manchas escuras nos dentes que não saem após o clareamento;
  • Pequenas fraturas dentais;
  • Irregularidades de alinhamento dos dentes.

As lentes de contato dentais são uma evolução tecnológica das facetas de porcelana utilizadas anteriormente. A diferença é que essas estruturas são muito mais finas, entregando um resultado estético mais bonito e natural. Para completar, a aplicação das lentes de contato dentais é muito menos invasiva e o material é mais resistente ao desgaste natural dos dentes

Descubra as vantagens das lentes de contato dentais

Uma das grandes vantagens das lentes de contato dentais é a maior resistência ao surgimento de manchas quando comparadas às resinas. Elas também garantem outros ganhos, como:

1. Recuperação da funcionalidade dos dentes

As lentes de contato são ótimas opções para pacientes que perderam algum tipo de funcionalidade dos dentes recentemente. Vítimas de acidentes que tiveram a dentição afetada podem se beneficiar da técnica, por exemplo. O procedimento recupera a função dos dentes em pouco tempo.

2. Mínimo desgaste da estrutura natural dos dentes

Ao contrário das facetas de porcelana, as lentes de contato não desgastam a base natural dos dentes. Isso é possível porque elas são feitas a partir de uma fina camada de cerâmica ou porcelana sem muita agressão à estrutura original, garantido o mínimo de impacto e desgaste dos dentes. Para completar, elas são fabricadas sob medida, respeitando as características e a estética facial do paciente.

3.  Resultado rápido e com alta durabilidade

Uma das vantagens das lentes de contato dentais é a sua durabilidade. Elas têm alta resistência e por isso longevidade. Claro que tudo depende do comprometimento em seguir as recomendações dadas pelo dentista e com os cuidados com a higiene bucal.

Além disso, todo o processo de aplicação dessas lentes é bem rápido. Como ela é feita sob medida, a partir de processos de mapeamento da arcada, a produção desses dispositivos é mais rápida. O resultado é um tempo reduzido de espera pelo pacientes, diminuindo também a ansiedade pelo novo sorriso.

4. Sorriso mais bonito e harmonioso – e o melhor, sem dor

O sorriso é o nosso principal cartão de visitas. Dentes bonitos, alinhados e saudáveis são muito importantes para o nosso convívio social, no trabalho e também para a nossa autoestima. É por isso que as lentes de contato dentais são ótimas opções para pessoas que perderam parte da dentição e estão com os dentes danificados, quebrados, manchados, muito desalinhados ou até mesmo para quem sofre com aqueles grandes espaços entre os dentes.
Além disso, ao contrário de outros métodos estéticos – como o uso de aparelhos ortodônticos -, a técnica é indolor. Desde o planejamento até a fixação das lentes, o paciente não sente dor nem desconforto. Para completar, o procedimento não precisa de anestesia nem do temido mortozinho, eliminando um dos grandes pesadelos de quem passa por tratamentos dentários – estéticos ou não.

5. Tecnologia aliada à beleza dos dentes

A tecnologia também é uma aliada na hora de deixar os dentes mais bonitos. Um exemplo disso é o uso do sistema cad-cam. Ele consiste em um escaneamento dos dentes para a fabricação de lentes de contato com o auxílio de uma fresadora 3D. A grande vantagem desse método é a sua precisão. Esse sistema é capaz de produzir lâminas perfeitas, garantindo melhor adaptação do paciente à lente de contato.

A melhor parte é que a Clicenter trabalha com esse sistema e em um dia você já pode ficar com o sorriso lindo, harmônico e maravilhoso!

É importante lembrar que nenhum procedimento estético é duradouro se não houver atenção e cuidado com a higiene bucal. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental é imprescindível para manter a saúde da boca e a durabilidade das lentes de contato.  É importante também ter uma atenção extra ao tipo de alimento consumido, evitando aqueles itens mais duros e que possam danificar os dentes.

Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Atuamos há mais de 35 anos oferecendo serviço de qualidade na área da odontologia para Belo Horizonte e região. Entre em contato e marque a sua consulta para descobrir como as lentes de contato dentais podem te ajudar:

 

Telefone

(31) 3271-2188

(31) 99687-9946

Endereço

Rua Carijós, 150 – 2º andar

Centro – BH/MG

 

Deixe um comentário