Perder um ou mais dentes pode ser algo traumático e influenciar na vida e no bem-estar do indivíduo. Além de comprometer a estética facial, a falta destas estruturas também atrapalha a mastigação e as funções da boca, como o paladar, a fonação, a respiração e no equilíbrio de todo o sistema estomatognático. Ainda bem que para esse problema existe solução: o implante dentário.
No artigo de hoje vamos te falar o que é essa técnica e quem pode fazê-la. Ficou curioso? Então continue a leitura.
Implante dentário: o que é essa técnica que recupera os dentes e a autoestima
O implante dentário é uma raiz artificial usada para substituir a original que foi perdida, extraída ou que sofreu algum tipo de malformação. Ele é feito de titânio, material biocompatível, sendo aceito e assimilado pelo organismo de maneira natural, sem apresentar reação ou rejeição ao material.
A escolha do titânio para a fabricação do implante dentário só é possível porque ele permite a ósseo integração. Este processo é caracterizado pela proliferação dos ossos ao redor do implante. O resultado é um dispositivo rígido e totalmente fixado, sem alterações de mobilidade e sem causar dor ao paciente.
Como o implante dentário é colocado na boca?
O implante dentário pode ser encaixado ou parafusado no osso maxilar, abaixo da gengiva. Depois disso, ele recebe a prótese dentária, um substituto artificial semelhante ao dente original que foi perdido. Toda essa ação é feita por meio de uma cirurgia simples. O procedimento é realizado com anestesia local e são utilizados motores próprios aferidos eletronicamente, possibilitando um tratamento suave, pouco invasivo e de recuperação leve.
Em alguns casos, o implante dentário pode ser realizado sob sedação. Esse procedimento é indicado principalmente para pacientes com problemas pós-traumáticos. Existem ainda situações em que a técnica é realizada sob anestesia geral em hospitais.
Estes casos extremos acontecem quando há mutilação dos ossos maxilares, fazendo necessária a utilização de um enxerto para o osso ganhar volume. A técnica pode ser feita a partir do próprio osso e também por materiais sintéticos. O resultado é a recuperação da estética dental e da função mastigatória, devolvendo segurança e autoestima ao paciente!
E quem pode fazer o implante dentário?
Não existe uma idade mínima para a colocação do implante dentário, porém o procedimento é indicado para os pacientes que:
- Perderam um ou mais dentes;
- São usuários de prótese móvel e que desejam algo estável e fixo;
- Estão insatisfeitos com os resultados estéticos e funcionais na prótese atual;
- Sofrem com a baixa autoestima causada pela ausência de dentes;
- Têm dificuldades para mastigar devido à ausência de dentes;
- Fazem uso de próteses defasadas e antigas.
Se você quer saber mais detalhes sobre o implante dentário e conhecer os tipos e técnicas disponíveis, acesse o nosso e-book exclusivo. Nele você vai ter todas estas informações em mãos de maneira fácil, prática e rápida. Clique aqui e faça o seu download.
Conte com a Clicenter Assistência Odontológica para cuidar do seu sorriso e da sua autoestima. Atuamos há mais de 35 anos oferecendo serviço de qualidade na área da odontologia para Belo Horizonte e região. Entre em contato e marque a sua consulta:
Telefone
(31) 3271- 2188
(31) 99687-9946
Endereço
Rua Carijós, 150 – 2º andar
Centro – BH/MG