Está na hora de extrair o dente siso?

Essa é uma dúvida que pode ter passado pela sua cabeça em algum momento após a chegada da vida adulta: quando extrair o dente siso? Um incômodo no canto da boca, ou até mesmo dores de cabeça podem ser sinais da chegada deste dente. Aí a chegada dessa dúvida derradeira é inevitável.

O que é o dente siso?

Até mesmo dores de cabeça podem ser sinais da chegada deste dente.

Os dentes do sisos são molares que nascem na região do maxilar. Já na vida adulta, eles aparecem entre os 16 a 20 anos de idade. Por ser o último dente a nascer, na maioria das vezes ele não encontra espaço na boca, empurrando os outros dentes, o que pode causar desconforto e dores.

Sintomas da chegada do siso.

Sintomas da chegada do siso

A hora de extrair o dente siso é sentida principalmente com a chegada dos sintomas. Quando o dente não encontra espaço, eles nascem inclusos, geralmente presos dentro do tecido gengival ou mesmo no tecido ósseo. Essa característica pode provocar na pessoa diversos sintomas desagradáveis, como:

  • Inchaço;
  • Dor na mastigação;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de ouvido;
  • Dor nos maxilares;
  • Mau hálito;
  • Gânglios inflamados no pescoço ou abaixo da mandíbula.

Além desses, um dos maiores problemas do mau posicionamento desse dente é o aumento do risco de gengivite. Uma vez que, coberto pelo tecido da gengiva, a higiene bucal fica dificultada, levando ao acúmulo de placa bacteriana.

Como é feita a cirurgia para extrair o dente siso?

Tranquilize-se! A extração do siso é considerada uma cirurgia simples. Após a consulta com seu cirurgião-dentista, ele pode pedir uma radiografia da região para que fique mais claro o real posicionamento deste dente. Após verificado isso, para o momento da cirurgia, pode ser feita anestesia local ou geral, dependendo do caso. 

Passada a extração, você pode sentir alguma dor e inchaço na região por alguns dias. Por isso, é importante seguir corretamente os cuidados do pós operatório. 

A extração do siso é considerada uma cirurgia simples

Pós operatório

Para a maioria dos dentistas, os primeiros três dias após a cirurgia são decisivos. É necessário para esses dias muito cuidado com a alimentação e a saúde bucal. Veja algumas medidas que você deve tomar:

  • Cuidados com a dieta: dieta líquida, excluindo alimentos quentes nos primeiros dias é essencial para a boa recuperação.
  • Higiene bucal: enxaguante anti-bactericidas e escovação suave são cuidados que devem ser tomados na primeira semana.
  • Medicação: provavelmente seu cirurgião-dentista irá prescrever algumas medicações para conter a dor e inchaço nesse período. Seguir com rigor é essencial no sucesso da cirurgia.

Na dúvida se chegou ou não a hora de extrair o dente siso, não deixe de consultar o seu dentista. A extração é simples, e necessária para quem já percebeu os sintomas.

Se identificou com esse problema?

Nós da CliCenter Assistência Odontológica estamos no centro de BH, prontos para te atender quando precisar.

CliCenter
Rua Carijós, 150 – 2º andar
Centro – BH/MG



Deixe um comentário