Como é feito o Peeling Gengival?

A aparência da sua gengiva te incomoda? As manchas escuras, mais comum em pessoas de descendência negra, asiática e também em fumantes podem interferir na estética bucal e facial, principalmente naqueles pacientes que mostram muito as gengivas ao sorrir.

Como é feito o Peeling Gengival?

Também conhecido como clareamento gengival, o peeling tem o objetivo de clarear a região da gengiva através de um processo de descamação que remove as células que fabricam o pigmento marrom responsável pela cor mais escura. Após a sua remoção, o tecido remanescente vai formar novo epitélio gengival, completamente róseo, sem melanina. Esse novo epitélio é formado em aproximadamente 72 horas após o procedimento, e em sete dias é possível perceber uma mudança significativa na estética do sorriso.

As etapas do procedimento são simples e relativamente rápidas:

  1. Anestesia;
  2. Descamação superficial da gengiva;
  3. Formação de um novo tecido epitelial gengival – começa a ser formado após 72h do procedimento;
  4. Resultado estético concluído em 7 dias.
Após o tratamento é formado um novo tecido epitelial gengival, totalmente rosa, sem manchas ou camadas escuras

Principais dúvidas

Quanto tempo demora o procedimento?

A duração do procedimento no consultório é relativamente pequena. Uma sessão de 60 minutos é o suficiente para realizar o clareamento da gengiva superior e inferior, se necessário.

O pós-operatório dói?

O pós-operatório é indolor. São raros os pacientes que precisam fazer uso de analgésicos para sanar possíveis dores.

A coloração escura pode voltar?

O tratamento pode durar de 2 a 3 anos, e após esse período pode haver a necessidade de alguns retoques. Isso acontece devido à nova formação de células produtoras de melanina, os melanócitos. Nos fumantes, a necessidade de retoques pode ocorrer antes dos dois anos pós-peeling.

Quais os cuidados após o procedimento?

O paciente deve ficar atento à higienização, pois o local onde foi feito o peeling fica mais sensível. Por isso, seu cirurgião dentista vai recomendar uma solução antimicrobiana para evitar contaminação. Nesse período de cicatrização é recomendado também evitar a ingestão de alimentos condimentados, cítricos e salgados nos primeiros três dias após o tratamento para não acontecer irritações no tecido. Fique atento a mais alguns cuidados importantes:

  • Não fumar por 15 dias;
  • Utilizar escovas dentais ultra macias;
  • Não tomar bebidas alcoólicas e refrigerantes e não ingerir alimentos quentes, duros, excessivamente salgados nos 3 primeiros dias após o tratamento;
  • Realizar bochechos 3 vezes ao dia por 7 dias, com solução antibacteriana recomendada pelo seu dentista;
  • Não beijar prolongadamente pessoas desconhecidas, pois há uma “ferida” exposta;
  • Não realizar sexo oral com nenhum parceiro(a).

Quer melhorar a aparência do seu sorriso e se sentir mais feliz? Na Clicenter nós temos cirurgiões-dentistas especializados neste procedimento para cuidar de você.

Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte




Deixe um comentário