O dente doeu? Não negligencie a dor, ela pode esconder inflamações graves que devem ser imediatamente tratadas. Geralmente, ela possui estágios que vão da dor moderada, que pode ser pulsante, à crescente, que muitas das vezes evolui para casos agudos. Não espere os estágios avançarem.
Como curar a dor de dente furado
Antes do tratamento da dor, é importante saber a sua origem. É importante perceber se a dor está acompanhada de algum sintoma de resfriado ou gripe. Desse modo, a origem pode estar relacionada a doenças como a sinusite, principalmente se a dor for nos dentes superiores. Além dessa, as causas podem estar ligadas a variados problemas bucais, como:
- Lesões de cárie
- Inflamações
- Doenças periodontais
- Retração gengival
- Traumatismo dentário
- Hipersensibilidade
- Envelhecimento do dente
- Bruxismo
Por que a dor de dente é tão intensa?
A anatomia da região onde o dente se encontra é bastante complexa. Por isso, apesar de sua estrutura não ser grande, sua dor pode ser uma das piores. O interior do dente é formado por uma estrutura de nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. A dor é provocada por qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, sendo a cárie o mais comum e conhecido, mas podemos ter dor de dente causada por doenças de gengiva e traumas.

Dor Orofacial
A dor orofacial, ou dor no rosto, tem por sintoma principal a dor no dente. Na maioria das vezes, difícil de suportar. Se as dores no rosto acontecem de forma espalhada e são recorrentes de tempos em tempos, podem estar relacionadas aos sintomas de algumas doenças, como neoplasias de cabeça e pescoço, leucemia e neuralgia do trigêmeo.
A dor de dente piora durante a noite?
Uma vez com a dor, o ato de deitar intensifica esse mal, porque quando deitamos o fluxo sanguíneo na cabeça aumenta, aumentando a pressão na polpa do dente. Ou seja, o aumento da dor não tem nada a ver com o fato de ser noite, mas sim por conta de que é nesse período do dia que a maioria das pessoas se deita para descansar, o que ocasiona essa associação.

Tratamento
O tratamento para curar a dor do dente que está furado e com dor intensa vai depender da investigação feita pelo dentista. No entanto, como a dor de dente mais comum é a cárie, o tratamento feito pelo dentista pode ser feito através da aplicação de selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária, contanto que a desmineralização não tenha danificado o esmalte. Uma vez que o esmalte for irreversivelmente comprometido, o dentista terá que restaurar o dente. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento de canal.
Nos casos em que a dor moderada persistir durante a noite, um bom analgésico vai poder evitar o incômodo até a chegada ao dentista.
Se identificou? Na Clicenter nós temos dentistas especializados para identificar e tratar as fases de cada tipo dor no dente.
Que tal agendar uma avaliação sem compromisso? É fácil, estamos no centro de Belo Horizonte
Obrigada pelas informações sobre harmonização facial!
De nada, Amanda! Continue acompanhando nossos conteúdos! <3