Tratamentos a laser: clareamento e outras aplicações

Os tratamentos a laser são uma ferramenta muito útil para a cura de diversas doenças bucais. Graças à sua propriedade anti-inflamatória muito potente, dores, aftas, herpes e parestesias podem ser tratadas com grande agilidade. Além disso, uma das aplicações mais comuns da laserterapia é a sua utilização em clareamentos dentais.

A associação da tecnologia Laser e Diodos Emissores de Luz ou LEDs aos procedimentos estéticos tornou possível o desenvolvimento de novos métodos. Atualmente, eles vêm sendo usados com sucesso absoluto no clareamento de dentes vitais e desvitalizados. O clareamento ativado por luz tem como vantagens um menor tempo de tratamento, maior comodidade do paciente, segurança e resultados imediatos. 

O Laser Dental faz mal à saúde?

O laser é uma radiação não invasiva, não ionizante, muito bem tolerada pelos tecidos. Sua utilização não promove mutação genética nas células. Portanto, ele pode ser utilizado em pacientes grávidas, portadores de marcapasso (o laser não interfere no funcionamento do marcapasso), diabéticos e outros, sem riscos à saúde. 

Tratamentos a laser para hipersensibilidade

O tratamento específico da sensibilidade dentinária tem sido motivo de várias pesquisas na odontologia durante os últimos anos. Sem dúvida alguma, o advento do uso do laser na odontologia se tornou uma nova opção e auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.

Imediatamente após a utilização dos lasers, há uma diminuição da dor. Isso porque depois da irradiação ocorre o estímulo para a produção de endorfinas – mecanismo natural de analgesia. Num segundo momento, as propriedades anti-inflamatórias do laser atuam resultando numa reparação pulpar mais eficaz.

Outras aplicações do laser na odontologia

  • Alívio da dor: promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hipersensibilidade dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.
  • Reparação tecidual: A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz em tratamentos de condições de necrose pulpar. Após tratamento endodôntico do elemento dental acometido, bem como nos casos de lesões traumática, viróticas* ou no pós-operatório, promove uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
  • Redução de edema e de hiperemia (efeito anti-inflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório): Indicado na aplicação pós operatório de procedimentos no campo da periodontia, cirurgia oral menor, principalmente se esta for traumatizante e complicada.

E aquela luz azul que o dentista costuma usar?

Tratamentos a laser clareamento e outras aplicações CliCenter BH

Muita gente confunde essa luz com o laser, principalmente quando se fala em clareamento dental no consultório. Mas ela serve basicamente para iniciar uma reação química nos produtos que são utilizados no dente. Na resina composta fotopolimerizável, ela serve para ativar uma reação química em cadeia (polimerização) na qual resulta no endurecimento da resina. Da mesma forma, ela serve no procedimento de colagem dos braquetes nos dentes. O cimento é aplicado na base do braquete, posicionado no dente e por final aplicado a luz para fixá-lo no local desejado.

Vantagens do clareamento a laser

O clareamento a laser possui alguns benefícios em relação ao clareamento realizado de forma estritamente caseira. Confira alguns deles:

  • O clareamento feito com laser pode ser realizado em pessoas com retração gengival, aquelas com as raízes expostas.
  • Em casos de urgências estéticas o clareamento a laser pode ser uma opção interessante. Isso porque a técnica é realizada em um curto espaço de tempo.
  • O clareamento a laser proporciona comodidade e conforto ao paciente.
Tratamentos a laser clareamento e outras aplicações CliCenter BH

Se interessou pela técnica? Agende agora uma consulta na CliCenter! Descubra os benefícios de realizar um procedimentos moderno e com tecnologia de ponta para melhorar o seu sorriso.

Deixe um comentário