Perda de implantes dentários: tire suas dúvidas

A maneira mais eficiente de repor a dentição perdida é optar por implantes dentários, tanto pelo conforto gerado, quanto pela alta taxa de sucesso. Porém, você pode perder um implante dentário por vários motivos, assim como um dente natural. Depende de você ter os cuidados com a higiene bucal e visitas periódicas de manutenção ao dentista, podendo manter o procedimento por muitos anos ou pela vida toda.

Muita gente até pode pensar que a principal perda de um implante é a rejeição pelo organismo. Isso não é verdade, já que sua estrutura é feita de titânio, um material totalmente biocompatível com o corpo humano. Na verdade, o que pode ocorrer é a dificuldade no processo de osseointegração, que é a formação de osso ao redor do pino implantado.

Possíveis causas de perda de implantes dentários:

1 – Falta de higienização

A correta higienização da nossa arcada dentária é imprescindível. Quando não é feita, ocorre acúmulo de alimentos em nossos dentes (naturais ou próteses). Isso pode levar à inflamação e perda óssea.

2 – Trauma no implante

Mordidas desfavoráveis e instáveis podem levar à perda óssea. Além disso, pacientes com bruxismo ou apertamento devem ficar atentos.

Importante: a soma dos fatores acima afeta muito mais rápido no implante, pois o ligamento periodontal confere uma proteção ao dente natural e, no caso do artificial, ele não existe.

Como identificar alguns problemas:

Fortes dores:
Não é esperado que o paciente sinta dor intensa após a cirurgia.

Mobilidade no implante:
É preciso que o implante esteja bem fixo, caso contrário, pode ser sinal de problemas.

Formigamento ou dormência:
Não importa se ocorre na região da cirurgia ou outras partes do rosto. Como o implante está muito próximo do nervo, é bom que fique atento.

Secreções na região do implante:
Isso não acontece em operações realizadas com sucesso. (sangramento ou supuração)

Fique atento a esses sintomas. A perda pode ocorrer em poucas semanas ou até mesmo meses após o procedimento.

Perdi o implante, e agora?

A primeira coisa a se fazer quando se perde o implante é analisar o que levou à sua perda.

Feito isso, é preciso verificar a possibilidade de se instalar novamente o implante no mesmo dia da sua retirada. Caso não seja possível, deve-se esperar a cicatrização da região e fazer a cirurgia após um tempo.

Se você passa por esse problema, nos procure aqui na CliCenter. Somos especialistas em implantes dentários e estamos à sua disposição.

Uma coisa é certa, garantimos a qualidade do seu procedimento e damos toda a orientação para uma boca saudável e confortável para a vida toda.

Localizada no Centro de BH, fica fácil você fazer uma avaliação na CliCenter.


3 comentários em “Perda de implantes dentários: tire suas dúvidas”

  1. Matéria muito boa. Esclareceu algumas dúvidas e ainda apresentou fatos que eu desconhecia. Sou feliz e satisfeita de ser cliente CliCenter. Super indico.

  2. Estes sao um novo tipo de implantes, resultantes das inovacoes tecnicas no ambito da medicina dentaria, e que estao ainda em fase de experimentacao. Ja sao utilizados nalguns paises, mas continua a haver algum desconhecimento quanto as suas virtualidades. Pretende-se que sejam um melhoramento relativamente aos implantes dentarios de titanio. Sao fabricados em zirconia que e um material ceramico de cor branca e com elevada capacidade de resistencia.

Deixe um comentário