O que é bruxismo: causas e sintomas

Você acorda com dores frequentes na mandíbula depois de uma noite de sono? Sofre com dores de cabeça ou nos músculos da face? Fique atento! Você pode estar sofrendo de bruxismo. 

Mas afinal, o que é bruxismo? Quais suas principais causas e sintomas?

O que é bruxismo?

O bruxismo é um hábito involuntário que acomete as pessoas durante o sono. No Brasil, o problema atinge 40% da população. O bruxismo noturno, ou bruxismo do sono, é uma desordem funcional relacionada ao ranger ou apertar dos dentes durante a noite. Quando acontece durante o dia, ganha o nome de briquismo, mas, no entanto, os dois possuem as mesmas origens. Na maioria dos casos, os sintomas do bruxismo são reconhecidos pelo dentista através de um exame dental rotineiro. Ou quando alguém próximo presencia o ranger dos dentes dessa pessoa durante o sono.

O bruxismo é um hábito involuntário que acomete as pessoas durante o sono.

Principais causas

As potenciais causas do bruxismo são variadas, incluindo fatores genéticos e problemas relacionados a transtornos do sono, como a apnéia. Além desses, os fatores psicológicos, como estresse e ansiedade têm figurado como os principais causadores de bruxismo na população adulta. Confira as causas mais comuns:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Tensão;
  • Apnéia do sono;
  • Mau posicionamento dental;
  • Períodos longos de concentração.
Ainda que não seja considerado um transtorno perigoso, o bruxismo pode provocar lesões irreversíveis ao dente

Sintomas do bruxismo

As dores na cabeça, na articulação da mandíbula e na face como um todo ainda são considerados os sintomas mais relatados entre os pacientes que sofrem do problema. Além dos mais comuns, estalos ao abrir a boca, relatos de zumbidos e dores no ouvido, forte tensão na região do pescoço e nuca também aparecem como sintomas nos casos de bruxismo.

Ainda que não seja considerado um transtorno perigoso, o bruxismo pode provocar lesões irreversíveis ao dente, como perda do esmalte e desgaste da estrutura se não for tratado. Em casos mais avançados, o bruxismo pode levar a problemas mais graves na mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular, ou ATM.

Por isso buscar reduzir o estresse e realizar consultas periódicas ao dentista é o caminho inicial para tratar o bruxismo – além de garantir seu bem estar!

Para o tratamento

Através de uma análise detalhada do problema, seu dentista irá determinar a origem do seu bruxismo. No entanto, o uso noturno das placas interoclusais flexíveis de silicone, ou os tipos mais rígidos de acrílico ainda é o tratamento mais indicado para o bruxismo do sono. 

  • Uso noturno durante o sono: o dispositivo encaixa entre os dentes superiores e inferiores protegendo-os do desgaste
  • Tratamento de má oclusão: dentes mal alinhados que não se ajustam bem também podem provocar problemas mandibulares. Por isso, um ortodontista também pode ser consultado para contribuir ao tratamento.

Se identificou com esse problema?

Nós da CliCenter Assistência Odontológica estamos no centro de BH, prontos para te atender quando precisar.

CliCenter
Rua Carijós, 150 – 2º andar
Centro – BH/MG


Deixe um comentário