Falta de dentes causa prejuízos à saúde

A falta de dentes afeta a saúde do ser humano como um todo, pois ao longo do tempo prejudica tanto a parte física quanto a psicológica.

Quando a perda é na frente, a pessoa tende a procurar um dentista rapidamente. Mas, quando a perda é na região posterior, por não aparecer e não interferir muito na estética, muitas pessoas adiam a colocação das próteses. Mas a perda dos dentes posteriores também representa maiores problemas. Pode alterar a mordida com a movimentação dentária, gerar dificuldades para a pessoa se alimentar e falar, em alguns casos, prejudicar a nutrição.

Neste blog você vai ficar sabendo de alguns dos principais prejuízos que a perda dos dentes acabam gerando para o corpo.

Alguns problemas causados pela falta de dentes

Subnutrição

Os dentes têm como função principal a mastigação, e para que ela seja feita de forma correta, todos os dentes devem estar posicionados adequadamente na arcada. Caso contrário, acarretará em uma má mastigação, na qual os alimentos chegam maiores no estômago, dificultando a digestão e a absorção de nutrientes.

Dessa forma, além de problemas digestivos, o indivíduo que não possui todos os dentes pode apresentar ainda deficiência nutricional, o que abala o seu sistema imunológico.

Limitação para comer

A falta de dente faz com que a pessoa exclua aqueles alimentos que exigem um esforço maior de mastigação, como os fibrosos. Isso também pode ter impacto na saúde do organismo, pois muitos alimentos saudáveis deixam de ser consumidos.

Dificuldade na fala

A perda de dente não prejudica somente a estética e autoestima, mas também atrapalha a fala. Dependendo da posição do dente ausente na arcada, é possível ficar também com a dicção comprometida.

Uma pessoa com problemas de dicção pode se sentir desconfortável na hora de manter uma conversa com outras, principalmente em momentos que seja necessário falar em público. Esse quadro pode trazer uma série de problemas sociais, porque a pessoa pode ficar com vergonha de conversar.

Dores de cabeça

A presença de todos os dentes é uma das responsáveis pelo bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), articulação responsável por todos os movimentos da boca. A falta de alguns dentes modifica a mordida do paciente e afeta essa articulação.

Além de estalos e dores na mandíbula, esse quadro pode ocasionar dores de cabeça, no pescoço, nas costas e no ouvido. O problema é que, muitas vezes, o paciente demora a associar esses sintomas com o problema dentário.

3 soluções em próteses para a falta dos dentes

A Odontologia oferece muitas possibilidades para recuperar a dentição perdida e viver com mais conforto. É por isso que a CliCenter está aqui para explicar as possibilidades de superar a perda dentária de forma eficiente e de boa estética.

Basicamente, existem 3 tipos de próteses:

  • Próteses Removíveis: é uma prótese que substitui um ou mais dentes perdidos de forma parcial ou total. Chamadas também de ponte móvel ou dentadura, esse tipo de prótese pode ser retirada pelo paciente no momento em que ele desejar para higienização.
prótese móvel
  • Próteses fixas: são próteses que substituem um ou mais dentes perdidos apoiando-se sobre as raízes dos dentes. Também são conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas e pivot.
prótese fixa
  • Próteses sobre implantes: é a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos, fixando-se sobre as “raízes artificiais”, chamadas de implantes. Os implantes vão oferecer maior retenção, estabilidade e estética, aumentando sua eficácia e segurança em relação às próteses removíveis
implantes

LEIA EM NOSSO BLOG: “Tipos de implantes dentários: conheça as opções”

A falta de dente é um problema que pode e deve ser tratado o mais rápido possível. Agende uma consulta com a gente e descubra todos os benefícios do implante dentário. Esta é uma forma de cuidar da sua saúde, da estética e elevar a autoestima.

Quer cuidar mais dos seus dentes e investir no seu sorriso? Agende uma avaliação na CliCenter de forma online e prática.

Deixe um comentário