Escovar os dentes : passo a passo definitivo e dicas importantes

Você consegue escovar os dentes da maneira correta todos os dias? Acredita que sua saúde bucal é impecável? Ter uma boca saudável é tão importante quanto cuidar do físico e da alimentação. Além de ser uma questão de hábito, todos temos que ter em nossa rotina um momento para cuidar da gente e colher resultados positivos no futuro.

Escovar os dentes corretamente irá garantir um hálito sempre fresco, além de evitar problemas como cáries, gengivite e tártaro. Então é hora de praticar esse passo a passo infalível para ter uma boca saudável de uma vez por todas.

1- A escova de dentes ideal

As escovas com cerdas macias são ideais para não machucar o tecido da gengiva nem desgastar o esmalte dos dentes. Opte também por aquelas com o formato da cabeça menor e mais arredondado. Elas alcançam superfícies mais difíceis e promovem uma limpeza mais cuidadosa.

2 – Enxágue a boca antes de escovar os dentes

É muito bom quando as pessoas terminam uma refeição e vão direto ao banheiro iniciar a escovação, mas um passo importante é muitas vezes desconhecido: enxague a boca antes de escovar os dentes. Isso ajuda a eliminar resíduos e diminuir a acidez da boca, o que melhora o contato da escova e não prejudica os esmaltes.

3 – Utilize a técnica correta

Faça movimentos circulares e suaves, tomando muito cuidado com as regiões próximas às gengivas, coroas e restaurações. Uma dica é dividir a boca em quatro setores e dedicar sua atenção a cada um deles:

  • Setor 1: Escove a parte superior entre a bochecha e os dentes;
  • Setor 2: Escove a parte inferior entre a bochecha e os dentes inferiores;
  • Setor 3: Escove a face interna dos dentes superiores e, depois, dos inferiores;
  • Setor 4: Em seguida, escove o “céu da boca”.

4 – A hora do fio dental

Para usar o fio dental de maneira correta faça o seguinte:

  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

5 – Finalize com enxaguante bucal

O enxaguante bucal pode ser utilizado como método complementar à higienização mecânica, mas é importante destacar três pontos sobre esses produtos:

  • Eles não substituem a escova, a pasta, o fio dental e os higienizadores de língua
  • Só são recomendados a partir dos 6 anos de idade, fase em que a criança já aprende a bochechar sem engolir a solução
  • Devem ser indicados pelo dentista

Deseja ter um sorriso perfeito e muito bem cuidado? Você pode confiar na CliCenter e sua equipe de profissionais excelentes e estrutura completa para te atender.

Localizada no Centro de BH, fica fácil você fazer uma avaliação na CliCenter.

2 comentários em “Escovar os dentes : passo a passo definitivo e dicas importantes”

Deixe um comentário