Bruxismo: informações que você deveria saber

Você já sentiu dores de cabeça constantes ao acordar ou após as refeições? Sente sensibilidade nos dentes com frio ou doce? Sofre com fraturas de dentes e restaurações frequentemente? Você pode estar com bruxismo.

A ida frequente a um dentista poderá te ajudar a identificar diversas doenças que podem estar te afligindo, inclusive o bruxismo. Mas você não sabe do que se trata? Então continue lendo o blog que lhe daremos algumas informações.

O que é bruxismo?

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia do Sono, o bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono. https://gph.is/2PlrtPg

O ruído noturno é uma disfunção semelhante ao som da mastigação, que acontece quando as pessoas estão dormindo. As pessoas rangem, cerram ou apertam os dentes de maneira inconsciente produzindo desconforto. Tal problema preocupa pais, médicos e dentistas e, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele atinge cerca de 30% da população mundial.

Quais as causas?

Suas causas ainda não são um consenso entre os especialistas, mas podem estar ligadas ao estresse, ansiedade e eventualmente problemas neurológicos. Durante o bruxismo, a força realizada sobre a musculatura e os dentes é excessiva, apresentando algumas alterações nos músculos da face, pescoço e nos dentes. Os principais indícios do bruxismo são: dor facial, desconforto muscular ao morder, dor de cabeça, desgaste dos dentes e danos à gengiva. Mas o principal sintoma é o desgaste do esmalte dos dentes e, por este motivo, o bruximo é muitas vezes diagnosticado pelo dentista.

Sinais e sintomas

O curioso é que o bruxismo nem sempre provoca sintomas. Ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam, outras percebem, com o tempo, a erosão dos dentes. Mas, em geral, descobrem apenas quando visitam o Cirurgião-Dentista. Existem vários sinais que apontam a ocorrência de bruxismo. Dentre eles podemos destacar:

  • Estalo ao movimentar a articulação temporomandibular.
  • Desgaste dos dentes e retrações gengivais.
  • Rompimento ou fratura de restaurações e próteses dentárias.
  • Hipertrofia muscular (principalmente o masseter).
  • Dor nos músculos da face.
  • Dentes mais sensíveis com esmalte desgastado.
  • Fadiga dos músculos da face.

Isso afeta quem?

O mal pode afetar crianças, adolescentes e adultos. Costuma ser mais recorrente em crianças dos 2 aos 4 anos e, nos jovens, acontece com frequência dos 10 aos 12 anos e aos 18 anos. A explicação é que o bruxismo fisiológico acontece nessas fases em que crianças ou adolescentes passam por descobertas, adaptações, modificações e aprendizados.

O que é bruxismo?

Complicações relacionadas ao bruxismo

É interessante destacar que as principais complicações do bruxismo surgem com o tempo. O desgaste de uma noite é irrelevante. Mas o constante desgaste por vários dias e noites seguidos é o grande causador de problemas. Assim como as dores de cabeça, que quando se tornam crônicas passam a responder mal a medicamentos e ao tratamento. Então, se não for tratado no tempo certo, o bruxismo que apareceu na infância pode gerar graves problemas, seja de ordem estética ou não, na fase adulta.

Qual o tratamento?

O tratamento mais recomendado é o aparelho intra-oral, conhecido como placa miorrelaxante, que protege os dentes assim como todas as outras estruturas de suporte destes. Os medicamentos, que eventualmente reduzem a incidência do bruxismo, não têm comprovação científica que justifique seu uso a longo prazo.

Mas é bom lembrar que muitas vezes o tratamento do bruxismo é multidisciplinar, requerendo atuação de diversos profissionais de saúde, sendo o dentista fundamental neste processo. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos e até fonoaudiólogos podem ser de grande valia, por meio de tratamentos de suporte.

Este artigo esclareceu um pouco as suas dúvidas? Então não deixe de visitar logo o seu dentista, isso é muito importante para a prevenção de diversos problemas. Nós da CliCenter Assistência Odontológica estamos no centro de BH, prontos para te atender quando precisar.

CliCenter
Rua Carijós, 150 – 2º andar
Centro – BH/MG

Deixe um comentário